O ferro frio possui exatamente todas as propriedades físicas do ferro comum: o mesmo peso, consistência, aparência, resistência, maleabilidade; forma as mesmas ligas. Nada surpreendente para algo que não deixa, em momento algum, de ser ferro. Contudo, as jazidas de ferro sempre encontram este metal formando minérios e não em forma livre, de modo que é preciso um processo metalúrgico para a extração do ferro, aquecendo os minérios e separando o metal desejado. Em alguns poucos casos, entretanto, pode-se encontrar ferro puro já em estado metálico. Como este ferro não precisa ser aquecido para ser extraído, ele ficou conhecido ferro frio.
If you encounter this story on Amazon, note that it's taken without permission from the author. Report it.
O ferro frio é a nêmesis das criaturas feéricas. Elas possuem graves penalidades enquanto sua pele tocar ferro frio. Mais que isso, armas confeccionadas com ferro frio causam danos incuráveis contra criaturas feéricas comuns e aos nobres deixam cicatrizes que são impossíveis de remover.
Mais que isso, portar um objeto de ferro frio, confere poderosas resistências contra os poderes das criaturas feéricas.
Através de processos químicos e físicos é impossível distinguir ferro frio de ferro comum. Ambos são ferro e se comportam como tal. É no aspecto mágico — e somente nele! — que reside a diferença. Uma criatura feérica jamais saberá se está sendo atacada por ferro frio ou comum até sentir o toque do metal em seu corpo.